top of page

Natal é selecionada em edital nacional para o Projeto AdaptAÇÃO


Foto: Camille Melo/Semurb
Foto: Camille Melo/Semurb

Natal foi selecionada para fazer do projeto AdaptAÇÃO, uma iniciativa do Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SNDUM), que selecionou 50 propostas, de diferentes municípios ou consórcios públicos, interessados em aprimorar instrumentos de política urbana, com foco na adaptação às mudanças climáticas. O projeto foi enviado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que coordena ações voltadas ao tema, no município.


A proposta do Projeto AdaptAÇÃO é promover uma assessoria técnica especializada para apoiar a Semurb no aprimoramento do planejamento urbano diante dos desafios climáticos. O suporte inclui o apoio direto da Rede de Avaliação dos Instrumentos de Política Urbana e Adaptação Climática (AIPUAC) e dos núcleos regionais do Observatório das Metrópoles/UFRJ, instituições de referência em planejamento urbano. Atuarão na análise de dados climáticos, revisão de instrumentos urbanos, como o Plano Diretor, zoneamento e demais políticas ambientais, além da capacitação da equipe técnica.


O edital nacional deu prioridade a municípios com maior vulnerabilidade climática, lideranças femininas, negras e indígenas, e localidades do Rio Grande do Sul atingidas por desastres recentes. O objetivo do projeto é fortalecer a gestão municipal e contribuir para a construção de uma cidade mais resiliente e sustentável, integrando definitivamente a agenda climática aos processos decisórios sobre o território.


Para o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, a participação de Natal na seleção reforça o compromisso da cidade com a sustentabilidade e o uso dos dados ambientais coletados para orientar políticas públicas. “Natal já vem avançando com a Rede de Monitoramento Climático, o Transecto Móvel e a criação da Sala de Monitoramento, no Bosque das Mangueiras. O Projeto AdaptAÇÃO chega para potencializar esse trabalho, fortalecendo nossa capacidade de planejamento”, afirmou.

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Obrigado(a)!

© 2024 por Assessoria de Imprensa - SEMURB.

bottom of page