top of page

Projeto Eco Bueiros reforça combate ao lixo urbano na Ribeira com educação ambiental e tecnologia

ree

Foto: Izabelle Vicente/Semurb



Na manhã desta terça-feira (8), a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em parceria com a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), deu início a mais uma atividade de educação ambiental com foco na implementação do Projeto Eco Bueiros. A iniciativa integra tecnologia de baixo custo e ações educativas para enfrentar um dos principais desafios urbanos de Natal: o descarte irregular de resíduos e seus impactos sobre a drenagem pluvial e o Rio Potengi.


Desenvolvido pelo Setor de Educação Ambiental e Biblioteconomia (SEAB) da Semurb, o projeto foi apresentado à comunidade em 17 de junho, em encontros com moradores, comerciantes e trabalhadores informais das ruas Frei Miguelinho e Avenida Tavares de Lira, no bairro da Ribeira.


Dessa vez, a ação serviu para firmar um compromisso com a população, reforçando a importância do projeto e objetivando tornar visível a adesão dos participantes, por meio da colagem de adesivos nas faixadas dos imóveis.


Nesta nova etapa, o objetivo foi reforçar o compromisso da população com a proposta. E objetivando tornar visível a adesão à iniciativa ao colar adesivos em suas fachadas, simbolizando seu engajamento e apoio à causa ambiental.


Até o final de 2025, a Ribeira contará com 47 Eco Bueiros — dispositivos instalados nas bocas de lobo que funcionam como filtros, capturando resíduos sólidos como garrafas PET, plásticos, isopor, folhas e outros materiais, evitando que cheguem à rede de drenagem e, consequentemente, ao Rio Potengi.


“A ação faz parte de uma série de mobilizações iniciadas em junho e reafirma o compromisso da Semurb em promover uma educação ambiental contínua, participativa e transformadora para a população”, disse o gestor do Setor de Educação Ambiental da Semurb, Alexandre Borges.


A atividade busca consolidar o envolvimento da comunidade local, destacando que a participação de moradores e comerciantes é essencial para o sucesso do projeto. Além de tornar a iniciativa mais visível por meio da identidade visual nas fachadas, o engajamento da população fortalece o canal de comunicação com o poder público.


A proposta também prevê que a comunidade possa sugerir melhorias, apontar dificuldades elacionadas ao descarte de resíduos, e multiplicar o conhecimento sobre o descarte correto, reforçando a ideia de responsabilidade compartilhada pela preservação do meio ambiente.


Segundo o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (2012), Natal gera cerca de 800 toneladas de resíduos por dia, dos quais 30% têm potencial para reciclagem. No entanto, o descarte irregular ainda é frequente, contribuindo para obstruções nas redes de drenagem, especialmente em períodos chuvosos.


“A maior problemática se forma durante os períodos chuvosos, quando esse lixo é arrastado para os bueiros e redes de drenagem, que frequentemente se encontram obstruídos, gerando alagamentos nessas áreas”, destacou o biólogo Tarciso Sampaio, também da Educação Ambiental.


Além da instalação dos Eco Bueiros, a Urbana também prevê a colocação de novas lixeiras nas vias públicas e a realização de ações educativas com foco na conscientização sobre o descarte correto de resíduos e a preservação dos espaços urbanos e naturais.


A Semurb reforça que a iniciativa, alinhada a políticas públicas e à cooperação entre os órgãos municipais, representa um importante passo rumo a uma cidade mais limpa, sustentável e consciente.


Com ações como essa, Natal avança no enfrentamento aos desafios da gestão de resíduos sólidos urbanos, provando que soluções eficazes podem surgir da união entre tecnologia, participação popular e compromisso ambiental.


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Obrigado(a)!

© 2024 por Assessoria de Imprensa - SEMURB.

bottom of page