Técnicos da Semurb participam do 1º Encontro Pernambucano ICLEI Brasil
- Assessoria de Imprensa
- 15 de ago.
- 2 min de leitura
Foto: Divulgação Semurb
Nos dias 12, 13 e 14 de agosto, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) participaram do 1° Encontro Pernambucano ICLEI Brasil – Conectando Cidades Rumo à COP 30. O encontro teve por finalidade consolidar o diálogo e a participação entre diferentes setores do governo em torno da agenda climática e do desenvolvimento urbano sustentável. O evento aconteceu no Teatro Nova Jerusalém, na cidade de Brejo de Madre de Deus, em Pernambuco.
O encontro, que foi promovido pelo Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais (ICLEI), reuniu especialistas, gestores públicos, representantes do terceiro setor, da iniciativa privada e da academia. Cuja programação teve o intuito de integrar as agendas de conservação ambiental, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, com enfoque na relevância do federalismo climático e da cooperação multinível para enfrentar os crescentes desafios ambientais, além da Biodiversidade e Economia Circular.
Durante os dias de evento aconteceram várias atividades como: oficinas, painéis temáticos, debates e visitas técnicas. Os temas discutidos foram: conservação da biodiversidade como instrumento de desenvolvimento sustentável; ações locais de adaptação climática e prevenção a desastres, perspectivas para sistemas alimentares sustentáveis, ecoturismo como vetor de desenvolvimento econômico e preservação ambiental e integração de políticas públicas para economia circular e transição genética.
Representando a Semurb, esteve presente os dois Arquitetos da Assessoria Técnica, Daniel Nicolau e André Gomes. De acordo com Gomes, a participação da Secretaria reforça o compromisso do município com a agenda global climática e com a implementação de políticas públicas alinhadas às diretrizes da COP 16 e as preparações para a COP 30, que acontecerá em Belém/PA.
“O evento proporcionou oportunidade para ampliar o intercâmbio de experiências e fortalecer parcerias estratégicas com outros governos locais e instituições, visando acelerar ações voltadas à resiliência urbana, à justiça socioambiental e à redução das emissões de gases de efeito estufa”, ressaltou Gomes.



